Veja como funciona o processo de dobra de chapas de aço

A dobra de chapa de aço é um processo comum e vital na indústria de transformação e amplamente utilizado por empresas atuantes no mercado do aço. A dobra de chapas de aço é a deformação ao longo de um eixo, criando uma mudança na geometria da peça. Semelhante a outros processos de formação de metal, a dobra de chapa muda a forma da peça de trabalho, enquanto o volume do material permanecerá o mesmo. Em alguns casos, a dobra da chapa irá produzir pequenas mudanças na espessura da chapa. Na maioria dos casos, no entanto, a dobra da chapa não irá desencadear nenhuma mudança na espessura do material. Além de criar uma forma geométrica desejada, o processo de dobra também é usado para: conferir resistência e rigidez a chapa de aço, alterar um momento de inércia de uma parte, garantir uma aparência estética diferente e para eliminar arestas vivas.

 

A dobra de chapas decreta tanto estresse como compressão no interior do material. Princípios mecânicos de metais, particularmente no quesito de deformação elástica e plástica, são importantes para a compreensão do processo de dobra de chapas e são discutidos nos fundamentos da seção de formação de metal. O efeito que as propriedades do material terão em resposta às condições de fabricação será um fator no processo de design de chapa de aço. Normalmente a dobra de chapa é realizada a frio, mas às vezes o trabalho pode ser aquecido, a temperatura de trabalho morna ou quente.

 

A Ficaço é especialista em dobra de chapas de aço, e conta com maquinário de alta tecnologia para garantir uma dobra de qualidade e entregar peças de acordo com a requisição do cliente. Para ilustrar tudo o que falamos neste post, veja abaixo um vídeo que demonstra uma chapa de aço plana tendo sua forma geométrica alterada através do processo de dobra.

 

 

 

Please reload

Posts em Destaque

Veja como funciona o processo de dobra de chapas de aço

18/05/2015

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square