Veja como funciona o processo de dobra de chapas de aço
A dobra de chapa de aço é um processo comum e vital na indústria de transformação e amplamente utilizado por empresas atuantes no mercado do aço. A dobra de chapas de aço é a deformação ao longo de um eixo, criando uma mudança na geometria da peça. Semelhante a outros processos de formação de metal, a dobra de chapa muda a forma da peça de trabalho, enquanto o volume do material permanecerá o mesmo. Em alguns casos, a dobra da chapa irá produzir pequenas mudanças na espessura da chapa. Na maioria dos casos, no entanto, a dobra da chapa não irá desencadear nenhuma mudança na espessura do material. Além de criar uma forma geométrica desejada, o processo de dobra também é usado para: conferir resistência e rigidez a chapa de aço, alterar um momento de inércia de uma parte, garantir uma aparência estética diferente e para eliminar arestas vivas.
A dobra de chapas decreta tanto estresse como compressão no interior do material. Princípios mecânicos de metais, particularmente no quesito de deformação elástica e plástica, são importantes para a compreensão do processo de dobra de chapas e são discutidos nos fundamentos da seção de formação de metal. O efeito que as propriedades do material terão em resposta às condições de fabricação será um fator no processo de design de chapa de aço. Normalmente a dobra de chapa é realizada a frio, mas às vezes o trabalho pode ser aquecido, a temperatura de trabalho morna ou quente.
A Ficaço é especialista em dobra de chapas de aço, e conta com maquinário de alta tecnologia para garantir uma dobra de qualidade e entregar peças de acordo com a requisição do cliente. Para ilustrar tudo o que falamos neste post, veja abaixo um vídeo que demonstra uma chapa de aço plana tendo sua forma geométrica alterada através do processo de dobra.